Quantcast
Channel: Torcedor Esporte Clube » Mundial de ClubesTorcedor Esporte Clube
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Epidemia em preto e branco

$
0
0

O maior sonho da Fiel e pior pesadelo de quem torcia contra se confirmou. O Corinthians fez barba, cabelo e bigode em 2012 e enterrou definitivamente qualquer possibilidade de ver contestados os seus feitos. E, assim como na Libertadores, o fez de forma categórica, mostrando uma autoridade que só se acha nas grandes equipes e nos grandes campeões. Sem desmerecer os títulos de São Paulo (2005) e Inter (2006), mas desde que o torneio passou a ter a fórmula atual é a primeira vez que um time brasuca chega lá e peita os gringos de igual pra igual. Que diferença praquele Santos covarde que o Muricy levou a campo no ano passado, naquele que foi o maior vexame dado por um time brasileiro em toda história da competição. O Corinthians, não. Não teve essa de ficar fechadinho lá atrás e torcendo por uma chance de resolver o jogo numa bola vadia qualquer. Jogou contra o Chelsea como joga contra qualquer adversário. Não deixou de lado suas características e as impôs a ele. Um título vencido de forma superlativa, como superlativas têm sido as demonstrações de amor, devoção e cumplicidade que sua torcida vem dando desde o dia da viagem pro Japão. Com todo respeito às outras torcidas, mas é indiscutível que esse foi o ano da Fiel. Que torcida!

Os responsáveis por essa epopéia são vários. Tem o Andrés, o Rosenberg, o Ronaldo, o Mano, o Cássio, o Paulinho, o Sheik, o Guerrero… enfim, muitos. Mas o Tite foi genial. A sua evolução como treinador dentro do Corinthians é algo que me deixa muito empolgado. Ainda mais quando a gente o compara a outros treinadores badalados daqui, todos eles com muito mais fama e dinheiro do que merecem, visto que contribuem bem pouco pra melhoria da qualidade do futebol que se tem jogado no país há uns bons anos, já. O homem enterrou toda aquela conversa fiada de que jogador brasileiro tem outra cultura, não gosta de treinar parte tática, não sabe marcar, não aceita jogar coletivamente etc. Um papo furado, que não tem mais espaço algum atualmente. Porém, como tantos outros papos furados, esse é mais um a virar dogma na boca de muita gente que só quer esconder sua preguiça e dar vazão a sua arrogância. E serve também pra um monte de “especialistas”, essa gente que agora enche a boca pra falar do brasileiro que superou o europeu, mas ignora desavergonhadamente o fato de que o time do Tite joga mais “à européia” do que qualquer outro brasileiro jamais jogou. A soberba típica de quem desconhece completamente o que rola além dos seus quintais, mas adora pagar de sabichão e dar uma de dono da verdade.

O gigante Corinthians está mais acordado do que nunca. E não vai parar por aí. Um novo patamar está estabelecido no futebol brasileiro e é bom que os demais tratem logo de seguir o mesmo caminho, ou dentro em breve veremos os de Parque São Jorge dominando as ações locais como nenhum outro jamais o fez.

Parabéns, Corinthians. Parabéns, Fiel. Vocês merecem pra cacete tudo isso que está acontecendo.

Abraços,
Tatu

*****

Galera, esse é o meu último post do ano. Estou oficialmente de férias, mas ainda estarei no ar com o “Torcedor E.C.” na Rádio UOL. A edição de hoje sobe daqui a pouco, às 16h. Vou falar mais sobre o Corinthians e o São Paulo, campeão na bola e na porrada, lá.

Também quero aproveitar pra agradecer a todos pela companhia ao longo do ano e desejar a vocês um muito feliz natal e um 2013 de conquistas e sucesso. Espero continuar a ser merecedor de que acompanhem meu trabalho no ano que vem. Tem muita coisa legal pra acontecer, muitas novidades vão rolar e tenho certeza de que curtirão demais.

É isso aí, rapaziada. Um grande abraço a todos, boas férias e até breve.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles



Latest Images